quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Frente do Voto Aberto realizará ato em dezembro



altDeputados da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto realizarão no dia 14 de dezembro ato no Câmara dos Deputados como forma de pressionar a presidência da Casa a incluir na pauta de votações a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/2001, que institui o fim do voto secreto no Poder Legislativo.
A decisão foi tomada em reunião na noite desta quarta-feira 23, com presença do presidente, deputado Ivan Valente, dos deputados Antônio Imbassahy (4º vice-presidente), Rubens Bueno (5º vice-presidente), Paulo Ruben Santiago (6º vice-presidente), e Wanderley Macris (1º secretário) e das deputadas Luiza Erundina (7ª vice-presidente) e Perpétua Almeida (9ª vice-presidente).

Além da realização do ato, os parlamentares decidiram que vão interceder junto aos líderes partidários e ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia, já na próxima semana.
A ideia é também atuar com as entidades que defendem o voto aberto no Legislativo e com as redes sociais.
A PEC 349/2001 determina a votação aberta (com identificação do voto e de seu autor) nas decisões do Legislativo federal – o que inclui votações de pedidos de cassação, escolha do ministro do TCU e vetos presidenciais. A PEC 349 foi protocolada em maio de 2001, votada em setembro de 2006 e aprovada por unanimidade – 393 votos a favor e nenhum contra. Mas precisa ser aprovada em segundo turno com 308 votos, no mínimo, na Câmara, e 81 no Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário